quarta-feira, 1 de julho de 2015


Ciências sociais e perspectivas não-hegemônicas: pós-colonialidade, decolonialidade e epistemologias do Sul

Sergio B. F. Tavolaro e Manuela Correa Leda (organizadores)


Ao longo das últimas décadas, novos movimentos teóricos têm impactado o imaginário das ciências sociais acerca da modernidade. Ao mesmo tempo em que o "Ocidente" perde espaço face à emergência de centros alternativos de poder global, referências cognitivas, ético-normativas e estéticas não alinhadas aos paradigmas hegemônicos das ciências sociais ganham inédita visibilidade e passam a desafiar e desestabilizar conceitos, métodos e representações há muito consolidados.

O presente dossiê abre-se às questões levantadas por essas contribuições intelectuais, cujo traço mais marcante parece ser o esforço de interpelação crítica de narrativas hegemônicas a respeito da experiência moderna. É verdade que o teor, assim como a agenda programática dessas perspectivas, mostram-se amplos e variados. Ainda assim, é possível identificar certo denominador comum, a saber, a consideração crítica do propalado universalismo daqueles relatos hegemônicos que por muito tempo circunscreveram e orientaram o rol de preocupações das ciências sociais. Para várias dessas novas contribuições, as reivindicações universalistas dos cânones chocam-se com sua indisfarçável postura etnocêntrica, graças à qual conhecimentos e experiências societais não-endógenas ao "Ocidente" são relegados à margem – sob o argumento de se tratarem de expressões societárias anacrônicas, obsoletas ou reminiscentes.


O dossiê “Ciências sociais e perspectivas não-hegemônicas: Pós-colonialidade, decolonialidade e epistemologias do Sul” compreenderá artigos que dialoguem com tais perspectivas, que problematizem a chamada epistemologia eurocêntrica bem como seus efeitos, indicando caminhos e veredas alternativos para as ciências sociais. Nesse sentido, serão bem recebidas reflexões acerca de temas tão variados como relações de gênero e raciais, questões geopolíticas e econômicas, assim como preocupações de cunho teórico, epistemológico e metodológico, entrecruzados com as perspectivas e movimentos teóricos supracitados.


Data-limite para envio de artigos: 5/11/2015
Aos cuidados de Manuela: manuelaleda@gmail.com


Revista Temáticas
Ano 23
número 45/46
2015