domingo, 23 de dezembro de 2007




DOSSIÊ CULTURA E POLÍTICA

José Eduardo Szwako & Luiz Domingos Costa (orgs.)



Já faz algum tempo que as Ciências Sociais reconheceram a relação e a recíproca determinação entre as esferas da 'Cultura' e da 'Política'. Dizer isso soa quase evidente, senão ingênuo. Menos evidentes, entretanto, são as respostas dadas àquela constatação, produzidas dentro de cada tradição disciplinar. O que acontece quando antropólogos se voltam para o estudo do 'mundo político' e, também, quando as 'variáveis culturais' passam a preocupar as Relações Internacionais ou a Ciência Política? E ainda, o que significam os ataques à noção de cultura, elaborados dentro e fora da própria Antropologia, devido a seu caráter supostamente essencialista e despolitizante? Ao redor de questões como essas, o Dossiê 'Cultura e Política' tem um duplo-objetivo: visa problematizar, por meio de casos empíricos, a dinâmica e a reciprocidade do par político-cultural. E, além disso, pretende discutir os efeitos da circulação de objetos e categorias sobre a produção de novas chaves-interpretativas nas respectivas áreas. Em registro mais amplo, o resultado do debate proposto, ao explicitar o jogo de convergências e divergências operante nos próprios pressupostos teóricos, permite também indagar em que medida ainda faz sentido falar no grande rótulo das 'Ciências Sociais'...



José Eduardo Szwako e Luiz Domingos Costa,
dezembro de 2007.
-------------------------------------------------------
PRÓXIMOS NÚMEROS em ordem de publicação:

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007














"As aldeias dos Krahó (TO), povo da família lingüística jê, seguem o ideal timbira de disposição das casas ao longo de uma larga via circular, cada qual ligada por um caminho radial ao pátio central". Foto: Vincent Carelli, 1983. (http://www.socioambiental.org.br/)


A Unicamp também seguiu o ideal timbira.

CHAMADA DE ARTIGOS

DOSSIÊ SOCIEDADES INDÍGENAS
Levi Pereira e Olendina Cavalcante (orgs)


O número 32, que deverá ser publicado no segundo semestre de 2008, apresentará um dossiê sobre sociedades indígenas, reunindo artigos que apresentem resultados de pesquisas em andamento ou já concluídas por alunos do programa de Ciências Sociais do IFCH/Unicamp, além de entrevistas e resenhas.

Os trabalhos que compõem o Dossiê devem expressar a maneira como a sociodiversidade indígena vem sendo captada e discutida pelos pesquisadores a partir das preocupações teóricas e metodológicas da antropologia atualmente realizada no Brasil, apresentando um conjunto de temas e problemas aos quais tem se dedicado a etnologia brasileira.

Os artigos deverão conter entre 20 e 25 páginas, incluindo a bibliografia, de acordo com as orientações que se encontram disponíveis ao fim de qualquer exemplar da Revista Temáticas.

Após a formatação, os artigos deverão ser encaminhados para os e-mails dos organizadores:

Levi Pereira: levipereira@ibest.com.br
Olendina Cavalcante: molendina@unicamp.br

As resenhas devem contemplar trabalhos publicados nos últimos três anos.


Os artigos deverão ser enviados aos organizadores até 30/05/2008.